sábado, 4 de fevereiro de 2012

Como anda o movimento pelo voto distrital?

Como o leitor já deve ter reparado, este blog apoia o movimento Eu Voto Distrital. Mas como anda o movimento? Ao fim do ano passado, os responsáveis divulgaram a seguinte nota:

"Olá apoiadores do #EuVotoDistrital,
Gostaríamos de agradecer o apoio de todos vocês neste ano de 2011! Foi muito especial para todos nós. Nele, iniciamos essa incrível jornada para mudar a política brasileira e construir um país melhor.  Esperávamos cumprir com nossa missão em 2011, mas os desafios foram maiores e por isso a luta pelo voto distrital continua em 2012.

Somos quatro jovens engajados nessa mudança e investimos grande parte do nosso tempo em 2011 para fazer esse sonho acontecer. Demos o nosso melhor em cada momento e queremos em 2012 agir de forma mais profissional ainda. Mas nós só iniciamos isso. Vocês foram os responsáveis em tornar o movimento do tamanho que ele é hoje.

RETROSPECTIVA

Em março o movimento começou a ganhar corpo quando lançamos o site e com o boca à boca das redes sociais na Web. Ao longo de 2011 nos tornamos protagonistas no debate sobre reforma política. Aos poucos, conseguimos alcançar os maiores meios de comunicação do país – sites, jornais e até até mesmo capa de revista.

Diversas ações foram realizadas visando educar a população sobre voto distrital e reforma eleitoral e assim conseguimos mais de 120 mil apoiadores/assinaturas. Pode não parecer muito, comparado a outros movimentos que surgiram na Internet, mas a nossa causa precisa mais do que um clique, ela precisa da interação entre as pessoas sobre um tema não muito presente em nosso cotidiano: uma proposta clara de reforma política.

Nós buscamos uma mudança estrutural em como se faz política no país, e para isso precisaremos que VOCÊ faça uma mudança na maneira como interage politicamente com as pessoas. São tarefas desafiadoras? São! Para todos nós. E é ultrapassando esses obstáculos que faremos uma política melhor se transformar em realidade.

Nossa comunidade entendeu que o movimento pertence a todos. Cada um pode agir e contribuir para o crescimento desta história. E isto de fato aconteceu. Mobilizadores captaram recursos para fazer eventos, se juntaram para coletar assinaturas, fizeram entrevistas e palestras. Em 2012, trabalharemos para que você tenha mais ferramentas e informação para participar muito mais.

PLANOS PARA 2012

Neste final de ano, chegamos a conclusão que é fundamental profissionalizar mais nossas atividades para obter um maior resultado. Em janeiro, buscaremos a sustentabilidade financeira da parte central do movimento para mantermos o site, conteudos, contato com os embaixadores e com a imprensa, materiais, articulação de redes entre outras coisas que demandarem maior tempo e esforço. Precisaremos de sua contribuição ao longo de todo o processo e contamos com a ajuda de cada um de vocês.

No ano que vem acontecem as Eleições Municipais e o sistema eleitoral ficará mais em evidência do que ficou neste ano. Será uma excelente oportunidade para o movimento se destacar e ganhar novos apoiadores! Estamos elaborando estratégias e ações para atuar com mais força. Você poderá participar nesse processo, no início do ano, interagindo nas comunidades do Facebook ou no blog e compartilhando suas habilidades, contatos, recursos, conhecimentos com foco direto nas ações das eleições. Aguarde.

Nosso grande objetivo é a aprovação do voto distrital. Os políticos só votarão nesse tema se a sociedade se mostrar organizada e mobilizada! Não há saída! A responsabilidade é de cada um de nós! A sua capacidade de mover a si mesmo e sua comunidade determinará o sucesso do #EuVotoDistrital.

Mais uma vez, agradecemos a cada um de vocês por ter colocado esse movimento de pé. A nossa carta é mais que uma carta de conclusão de ciclo, é também um enorme: PARABÉNS! Sem cada um que compõe essa rede, não teríamos chegado aqui.

Contamos com vocês em 2012!
Vamos que vamos!

Beatriz, Emygdio, Pablo e Vinicius."

***
Bem, é esperar pra ver. Espero que os organizadores do movimento consigam estruturar uma estratégia de médio prazo, já que a resposta pública a curto prazo parece ter ficado aquém do desejado. Isso não é surpreendende, com todas as grandes forças políticas contra a proposta será preciso muito esforço para colocar a idéia na pauta de uma reforma eleitoral - a própria reforma eleitoral (chamada equivocadamente "reforma política") já parece ter dado sinais de que não será seriamente discutida tão cedo.

Continuamos apoiando a proposta e divulgando essa ideia.

Nenhum comentário: