sábado, 6 de abril de 2013

Filósofo do dia: James Mill


Pouco conhecido em nosso meio o filósofo, historiador e economista James Mill, pais do também filósofo John Stuart Mill, nasceu neste dia 6 de abril, em 1773. 

Como historiador, escreveu a História da Índia Inglesa, que na época obteve grande sucesso.

Em economia, foi basicamente um ricardiano. Seus Elementos de Economia Política defendem a teoria do valor-trabalho e lançam a ideia de "incremento imerecido" do valor das propriedades, o qual poderia ser justamente tributado. 

É, contudo, no campo da filosofia política que James Mill ainda mantém alguma notoriedade. Em seu Ensaio sobre o governo, defendeu a democracia representativa contra a monarquia e a aristocracia. 

O argumento principal de Mill, coerente com sua visão ricardiana, se assenta na função do trabalho. O governo representativo seria ideal por minimizar, ao mesmo tempo, o risco da subtração do trabalho por outrem e o tempo necessário a tomar as decisões de interesse comum. 

Mill acaba por oferecer uma versão digamos trabalhista do princípio da má natureza humana de Hobbes. Segundo ele, como o trabalho é um mal para o indivíduo, mas uma necessidade para o seu bem estar, se possível cada indivíduo quererá viver do trabalho do outro. De modo que, a natureza humana guia os indivíduos para a agressão. 

Nenhum comentário: