sábado, 13 de abril de 2013

PAS - 2013 - Obras de Filosofia

Para meus alunos que vão prestar o vestibular seriado da UnB (PAS) este ano, são as seguintes as obras de
Filosofia:

Sófocles - Antigona (1º Ano)

Já que literatura grega não é um componente curricular do Ensino Médio, suponho que que essa obra tenha que ser trabalhada em Filosofia. Trata-se da trágica história dos filhos incestuosos de Édipo e Jocasta (Antígona, Polinice e Etéocles), dramatizada em uma peça de teatro que levanta a questão da oposição entre o direito (e as obrigações) sagrado e religioso e o direito positivo e civil. 




Platão - Apologia de Sócrates (1º Ano)

Embora possa haver confusão já que existe uma obra de idêntico título de Xenofonte, é certo que a Apologia de Sócrates recomendada aqui é a que foi escrita por Platão. Trata-se da descrição e transcrição do julgamento do filósofo que, acusado de impiedade e de corromper a juventude, tem de defender-se perante seus pares atenienses sob pena de morte. 


Maquiavel - O príncipe (1º Ano)

Obra fundadora da moderna filosofia política e precursora da ciência política, esse é o mais popular escrito do filósofo florentino. A importância da obra está em abandonar o caráter normativo da filosofia política e se concentrar em problemas de fato, a saber, a conquista e manutenção do poder político. Não pode ser incluída entre as apologéticas do absolutismo já que não faz uma defesa do direito dos reis, mas tenta responder ao fato do poder, de como pode se conquistado e mantido. 

A obra está visivelmente muito deslocada em relação ao conteúdo curricular do primeiro ano de Filosofia, razão que nos leva a deduzir que está sendo recomendada pelo intertexto com a História e, talvez, com a Sociologia. 


Voltaire - Cândido ou o otimismo (2º Ano)

Os alunos que começaram o PAS ano passado têm uma carga mais pesada em termos de literatura filosófica. A começar por esse romance de François Marie Arouet, mais conhecido como Voltaire. Um dos mais conhecidos iluministas franceses, Voltaire foi o porta-voz do Esclarecimento e uma das vozes mais influentes na Europa setecentista. Neste romance, em que não falta o sarcasmo e o humor próprios do filósofo, Voltaire contesta a tese a tese otimista de Leibniz, segundo a qual este é "o melhor dos mundos possivies" e tudo ocorre sempre da melhor forma. O romance deve ser lido, principalmente quanto a seu desfecho, como uma crítica virulenta da metafísica.


Locke - Ensaio sobre o entendimento humano (2º Ano)

Um dos principais trabalhos do filósofo inglês John Locke, o Ensaio sobre o entendimento humano apresenta sua famosa tese da "tábula rasa", segundo a qual todos os seres humanos nascem absolutamente desprovidos de qualquer ideia ou conhecimento. Contra a tese das ideias inatas, defendida por Descartes e outros racionalistas, Locke propõe que todo o nosso conhecimento deriva da impressões dos sentidos. Vindo de uma tradição que remonta a Francis Bacon, esse tratado de Locke serviu de inspiração ao movimento empirista britânico que culminará na obra cética de David Hume.


Descartes - Discurso do método (2º Ano)

René Descartes, físico, matemático e filósofo, foi o ícone máximo e fundador do racionalismo moderno. Seu Discurso sobre o método, ou Discurso do método, apareceu como um tipo de introdução aos trabalhos matemáticos e físicos do filósofo (Dióptica, Meteoros e Geometria). Assistimos nele ao nascimento da moderna concepção do método científico enquanto a própria ciência moderna começava a ser construída pelo trabalho do seu contemporâneo Galileu Galilei. O ponto principal da obra está na concepção de que o sujeito, a razão humana, é o elemento fundador do conhecimento: conhecer é um ato que supõe um sujeito e todo conhecimento é dependente da evidência primeira desse sujeito e de sua atividade cognitiva. 


***

O quanto pudermos trabalharemos estas obras este ano, de modo que vou disponibilizar cópias impressas das mesmas em breve. Aqueles que conseguem ler no formato .pdf já podem desde já acessar as obras e começar a leitura. 

A partir do segundo semestre postarei comentários regulares sobre essas obras para auxiliar a leitura, mas é imprescindível que o candidato leia os textos originais - é assim que se estuda filosofia!


Bons estudos!









Nenhum comentário: