quarta-feira, 17 de abril de 2013

Socialismo do século XXI

Venezuela: Depois do Chaves o Girafales
Pois é... numa eleição em que não faltaram milhares de denúncias de fraudes, o Sr. Nicolas Maduro, já
ilegal e interinamente na presidência da Venezuela, conseguiu dar ares de legitimidade à ditadura bolivariana.

Não conheço a Venezuela e pouco sei desse senhor que veio à cena durante aquela tragicomédia que foi a enfermidade de Hugo Chaves, mas há alguns fatos que não se pode ignorar:

1º) Desde que Hugo Chaves não compareceu à sua posse, a Venezuela está sob ditadura civil-militar e assim permanece;

2º) Depois de estatizar os meios de comunicação, instituir milícias armadas e comprar as Forças Armadas, o bolivarianismo, mal esfriou o cadáver de seu inventor, já é coisa do passado: a vitória apertada e, sobretudo fraudulenta, de Maduro obrigará a gangue dos bolivarianos a sustentar seu poder à força;

3º) Maduro é um mero fantoche nas mãos de uma elite corrupta, ligada ao narcotráfico e sustentada politicamente por figurões da esquerda latino-americana: O sr. Luis Inácio e a sra. Cristina Kirchner  principalmente. 

4º) Não há muito o que se comemorar na queda do "socialismo do século XXI". Ele nada mais é que uma caricatura, cuja "virtude" é fazer parecer os partidos socialistas como de "centro". E por aí avança o socialismo do século XIX na Argentina; e por aí avança o socialismo do século XX (aquele de Gramsci) no Brasil. 

Vem bem a propósito que o Instituto Mises tenha publicado ontem um texto de seu patrono contra sobre as principais teses de Marx. É preciso retomar a luta (intelectual é claro) contra essas ideias tão velhas quanto estapafúrdias que infelizmente ainda povoam a mente de gente sem conhecimento em economia e carente de discernimento lógico. É preciso mostrar uma vez mais que as teorias de Marx sobre a mais-valida, a classes sociais e a história são completamente destituídas de sentido ou, no melhor dos casos, evidentemente falsas. 

Quanto ao caso venezuelano, as melhores análises a que tive acesso são as do colunista Reinaldo Azevedo. É dele a tese, que já atravessou o Atlântico, segundo a qual o chavismo, agora moribundo, se converte em uma pura e simples ditadura militar.

Nenhum comentário: